30.7.07

Sofá de 3 a 5 estrelas

Agora que o Verão lembra férias e férias lembra turismo e este leva aos hotéis, encontrei este site. Ora bem, o site CouchSurfing é um "sítio" internacional para conhecer e ganhar contactos entre viajantes e para também trocar experiências entre eles. Acontece que os utilizadores registados deste site oferecem o sofá em troca de outros sofás espalhado pelo mundo. O utilizador faz uma apresentação de si e presumo que do sofá também e entre outras coisas apresenta os seus interesses, gostos musicais, literários, de cinema. Aproveita e também fala do tipo de pessoas que gosta e das que não gosta. 1ª pergunta: Porque é que é preciso saber isso? Não seria preferível saber as dimensões do sofá, se existe algum animal que costuma usar o sofá, se é molas, etc.? Seja como for, fiz uma pesquisa pelo n.º de sofás portugueses registados no site e encontrei mais de 2500...

Hoje terminei o dia um pouco triste. Depois do que me tinha acontecido na semana passada marquei uma consulta de cirurgia geral (na sequência da minha operação em 2005). O "rescaldo" da consulta foi nem mais nem menos do que ter que voltar a fazer tudo outra vez...Portanto em Setembro volto a ir para o estaleiro. Por essa razão hoje estou um pouco mais em baixo mas sei que amanhã já é outro dia e que existem coisas bem piores. Agora é preciso uma mente positiva para ver se é desta que consigo curar-me.

Como estou num misto de sensações, deixo-vos com esta música: Twenty Something de Jamie Cullum.

29.7.07

Depois da tempestade a bonança

Estou neste preciso momento a escrever na hora do lobo, isto é, o período onde o Pingurso costuma estar mais activo. Ao contrário dos outros dias, hoje continua activo mas de uma forma completamente diferente. Em vez de estar aflito com as cólicas e com dificuldades em dormir está agora calminho no berço a olhar serenamente para as coisas. Lindo.

Talvez grande parte desta paz também seja devido ao ar de campo que apanhou neste domingo. Fomos ao vale e embora tivesse estado muito calor, aproveitámos a brisa do final de dia e com ele estendido no relvado passámos, com a família toda, um óptimo final de tarde.

Portanto, estamos em "festa" by Maria Rita.

28.7.07

Colimil

Chegaram. Esta noite foi, do nosso ponto de vista, a primeira noite onde as cólicas atacaram o Pingurso. Até aqui, não nos tínhamos queixado. Claro que existiram alguns momentos, breves, onde ficava mais tenso mas esta noite...

Digamos que tudo começou por volta das 17h de ontem. A partir daí apenas tem dormido por breves momentos. Já fizemos de tudo. Esta madrugada enviei um e-mail de auxílio ao nosso Dr. House e logo às 8h (sábado) já tínhamos a resposta "Colimil 1 frasco por dia". Dito e feito, farmácia aqui vou eu.

Já estamos de prevenção para esta noite. Antes de comer (beber), um frasco vai marchar. Talvez assim não tenhamos que fazer turnos como desta noite. O Urso de pé até às 5h e depois o Pinguim.

Claro está que depois da agitação desta noite (cansaço) o Pingurso esteja agora mais calmo. Só espero que este descanso todo não seja para carregar baterias para logo...

27.7.07

Estava difícil acabar...

Pois bem, estava a ver que a semana nunca mais acabava. E logo esta sexta-feira onde além de ter feito mais de 600 kms, ter percorrido todo o Alentejo, ainda "tive tempo" para ficar parado no meio da ponte 25 de Abril por causa de furo. Se por volta do meio-dia esteve parado no sentido N-S, é bem provável que eu tenha sido o causador desse trânsito. Contudo, mudar um pneu em menos de 10 min com um macaco que mais parecia uma macacada, não está nada mal.

Depois de tudo isto cheguei a casa passava das 21h mas feliz, não só por ter finalmente começado o fim de semana mas também por voltar a estar com o Pinguim e com o Pingurso.

Frase do dia (que li na adega que visitei esta tarde): "Se o leite falasse com o vinho diria: Eu sou um alimento e tu és uma bebida alcoólica. E se o vinho pudesse responder diria: É verdade, mas enquanto a minha mãe é uma uva, a tua é uma vaca!".

26.7.07

Dia do avós e da Malena

Parabéns a todos os avós, especialmente aos nossos novos avós e um especial para a vovó Malena pelo seu aniversário. O Pingurso voltou a sair à noite (grande maluco) para ir "jantar" a casa dos avós. Aproveitou e ainda conheceu muitos outros elementos do clã.

Hoje também trocou alguns mms com a sua nova amiguinha Madalena e está cheio de vontade de a conhecer ao vivo.
Quanto às cólicas, julgo que não é dos piores embora tenha uma hora certa (a hora do lobo) para começar a resmungar (é quando o relógio bate a meia noite). Seja como for, continua muito pacífico.

Por hoje, proponho "Just can´t get enough" (Live). Interpretada pelos Nouvelle Vague em parceria com o Moby. Ficou uma mistura muito interessante.

25.7.07

Bugs a.k.a. Insectos nas Minas

Bug é um erro no funcionamento comum de um software, também chamado de falha na lógica programacional de um programa de computador, que pode causar falhas no objectivo de uma acção na utilização de um programa de computador.

Quem popularizou o termo foi Grace Murray Hopper. Esta investigadora foi uma das pioneiras da ciência da computação durante a II Guerra Mundial.

Em 1945, ela e os seus colegas trabalhavam no "avô" dos modernos computadores - o MARK I. O dia não estava a correr bem, e algo se passava com um dos circuitos da gigantesca máquina. Depois de muito procurar, conseguiram identificar o problema. O que encontraram? Uma enorme traça alojada num circuito, impedindo o seu bom funcionamento. Afinal, o bug era mesmo real. Tal como Grace Hopper reconheceu posteriormente, terá sido a partir daquele momento que a palavra bug se associou a todos os problemas que afectassem um computador.

Depois desta explicação (teórica) nada como um caso prático. Não conheço ninguém que nunca tenha jogado o Minesweeper, vulgo jogo das minas. Pois é, até este simples jogo tem bugs. Não acreditam? Então façam o seguinte. Não tendo mais nenhuma aplicação aberta (estando portanto no ambiente de trabalho) abram o jogo das Minas. Depois de aberto escrever XYZZY (não precisa ser em maiúsculas) e carregar na tecla "Shift". A partir deste momento passaram a ter um pixel branco no canto superior do ecrã. Como é apenas um pixel passa muito bem despercebido. Agora quando passarem com o rato por cima do jogo e esse pixel desaparecer, significa que nesse mesmo quadrado está uma mina. Se após esta reduzidíssima apresentação não perceberam, deixo-vos com esta apresentação.

Uma vez que o concerto é, ou neste caso, foi hoje, aqui fica uma música dos Aimee Mann. Wise Up.

24.7.07

O homem dos mil dedos


Já tinha apontado para não me esquecer de escrever no respectivo dia mas com a agitação do Pingurso não tive oportunidade.

Começando pelo fim, o João Pequeno já começou a engordar (hoje voltou a ir à balança). Ainda não chegou ao peso com que nasceu mas para a semana já deve ter ultrapassado. Mas como sempre, sem stress porque tenho-me sempre como exemplo. Perdi quase 500 gr, depois de nascer, e só à 3 semana é que igualei. Já agora, o Pingurso fez ontem 15 dias.

Quanto ao que pretendia escrever no dia de ontem, e que continua a não estar desactualizado, era sobre um famoso guitarrista. Conhecido como O mestre da guitarra portuguesa ou O homem dos mil dedos, fez ontem 3 anos que morreu. Estou a falar de Carlos Paredes. Poderão ler algo mais sobre este músico aqui ou aqui.

Deixo-vos com esta brilhante música. Verdes Anos.

22.7.07

Blackle: Watt a Watt vamos poupando.

Certamente já todos sabemos que existem lâmpadas que consomem menos que outras. Aliás, até está um pouco na moda (e ainda bem) as lâmpadas que baixo consumo. Este baixo consumo mede-se em watts. Óbvio que além das luzes existentes numa casa, existem muitos outros equipamentos que também consomem energia. Agora o que poderá ser novidade é começarem a existir sites que poupam energia.

Explico-me melhor. Quando um monitor está todo branco (uma página do Word, por exemplo), o computador consome cerca de 74 watts. Quando está todo preto, utiliza, em média, 59 watts. Partindo deste princípio, há alguns meses atrás, Mark Ontkush escreveu um artigo sobre a economia que poderia ser feita se a página do Google possuísse um fundo preto em vez de branco.

Levando em conta a altíssima popularidade do site, seriam economizados, segundo os cálculos de Mark, cerca de 750 mega watts/hora. Em resposta ao post, o Google criou uma versão toda escura da sua search engine chamada Blackle, que funciona de uma forma muito igual à versão original mas consome menos energia.

Segundo li mais recentemente pode poupar mais, qualquer coisa como 3000 mega watts/hora de energia, e ainda por cima é bonito.

20.7.07

Que bem que sabe estar de fim de semana

Termina agora a 1ª semana em regime de trabalho após o Pingurso nascer. Teve a particularidade de ter conseguido ver todos os dias o nascer do sol. Já agora informo que tal acontece pouco antes das 6h30. Teve visto paisagens lindas. Foi bastante complicado, não ao nível do cansaço porque até temos conseguido dormir bem as noites, mas porque quero estar a ajudar o Pinguim nas diferentes tarefas que o recém-nascido exige. Claro que quando chego a casa ainda lhe dou o banho e tento brincar com ele (ainda é muito novo) mas é totalmente diferente do que estar o dia inteiro, como aconteceu com a licença de paternidade. Assim sendo os fins de semana vão passar a ser de ouro.

Ontem fomos à 1ª consulta de Pediatria. Mais uma vez um agradecimento à Maria Inês pela ajuda. Gostámos do nosso novo Dr. House. É uma pessoa muito descomplexada. Para ele todo o mistério é normal o que nos leva a ficar descansados com qualquer coisa "menos normal" que possa surgir. O Pingurso já começou a engordar mais ainda é muito pouco. Na próxima 3ª feira voltará a ir à balança para sabermos se é necessário alterar o alimentação.

O importante é não entrar em stress ou por outras palavras não entrar em pânico (Don´t Panic).

17.7.07

De volta ao trabalho....

Fez ontem uma semana que o Pingurso está cá fora. E hoje terminou-se a licença de paternidade. Podem acreditar que custou-me bastante porque estar longe dele (pelo menos nesta fase) é difícil, depois porque todo o trabalho recai no Pinguim, que aproveito para dizer que tem feito um trabalho extraordinário, e depois porque esta noite o pequeno guri teve umas dores de barriga que não nos permitiu ter uma noite descansada. Assim sendo, cheguei ao final do dia rebentado. Contudo, até agora apenas existiram 2 noites que foram mais agitadas (não impossíveis) logo, ele continua a ser um paz-de-alma.

Aproveito para agradecer todos os telefonemas e sms de apoio que tivemos e continuamos a receber, todos os presentes que ofereceram ao Pingurso, todas as visitas que recebemos no hospital e em casa e todo o apoio que temos recebido.

Antes de terminar por hoje, gostaria de dizer que recebi um sms que me tocou bastante sobretudo por todo o acompanhamento que fez desse dia (9.7) e que continua a demonstrar. Faltava meia hora para o João pequeno nascer e entre outras coisas, a mensagem termina "May the force be with you". Ele sabe que quem eu falo. Obrigado e um forte abraço.

14.7.07

09/07/2007 - O dia em que me tornei pai

Como já deve ser do conhecimento de grande parte de vós, tornei-me pai esta segunda-feira. Pelos vistos as contracções que o Pinguim estava a ter eram mesmo para ser levados a sério. Ora bem, estes dias tem sido um loucura. Mas atenção, uma loucura mesmo muito boa. Mas, embora tenha muita vontade de voltar a escrever periodicamente aqui, e sei que o farei brevemente (para também contar como tudo aconteceu e como tem sido as nossas primeiras impressões, já com o Pingurso cá em casa) tenho actualmente outras prioridades. Mas prometo, uma vez que a rotina começa a ficar mais estabilizada que voltarei brevemente.

P.S. O João pequeno (passei o título) é lindo!

Deixo-vos, por agora, embalados com a música do Pingurso. Corine Bailey Rae com o Like a Star.

9.7.07

On your marks, get set, ...

Fui com o Pinguim fazer hoje o primeiro CTG. Embora o parto esteja previsto para dia 10 (amanhã) já estava mais ou menos mentalizado que o médico nos fosse dizer que só lá para dia 12 é que deveria ocorrer. E isto porque a barriga continua "no 2º andar" e não tem existido grandes sintomas (embora no sábado e no domingo de manhã tenham ocorrido umas contracções mais fortes).

Ligaram-na à máquina e deixaram-nos numa pequena sala sozinhos. Eu bem tentei interpretar os resultados e comecei a perceber que quando um determinado indicador subia significava que vinha contracção. Estava certo. Acontece que isto estava a ocorrer com relativa frequência. Ficámos calados. Após ter feito o teste, tivemos uma mini-consulta com o dr. House que olhou para as últimas análises e quando verificou os resultados da cardiotocografia (vulgo CTG) é que reparou que o Pinguim já estava com inícios de trabalho de parto. "Estamos a apontar para amanhã mas pode muito bem ser hoje".

Resumindo; já não fui para Cascais e estamos agora em casa a tentar contar as contracções (voltei a por um relógio, coisa que já não fazia há anos excepto para ocasiões festivas como casamentos) porque "embora sejam irregulares são frequentes". Logo voltaremos a ir à Maternus para realizar outro CTG.

Portanto, já sabem, se não der notícias brevemente, sabem onde me encontrar.

7.7.07

Que idade tem o multibanco?

Fez recentemente 40 anos. A primeira caixa automática funcional do mundo foi instalada em Londres, a 27 de Junho de 1967, numa filial do Barclays Bank. A invenção é creditada a John Shepherd-Barron, que afirmou ter tido esta ideia enquanto tomava banho (será que toda a gente se lembra destas ideias no banho?)."Há muito tempo que tentava encontrar uma forma de aceder ao meu dinheiro em qualquer parte do mundo", declarou Shepherd-Barron à imprensa da época. A inspiração adveio das vulgares máquinas de venda de chocolates, "mas substituindo as guloseimas por notas". As primeiras caixas automáticas aceitavam apenas uma ficha ou cupão de uso único, que era retido pela máquina. A ideia de um cartão reutilizável com PIN integrado coube a James Goodfellow. Goodfellow experimentou o sistema em casa, com a sua esposa, concluindo que era mais fácil memorizar quatro algarismos do que seis, número que tinha inicialmente imaginado para constituir o código.

Hoje, existem cerca de 1,6 milhões de caixas automáticas, e o sistema português da SIBS é considerado um dos mais avançados a nível mundial devido ao elevado número de funcionalidades disponibilizadas nos seus terminais.

Será o termo Multibanco é igual em todos os países? Obviamente que não. Eis alguns nomes por que são conhecidos os sistemas de caixa automática noutros países:

Green Machine - Canadá
Khodpardaz - Irão (significa "pagador automático" em persa)
Night and Day - Nova Zelândia
Caspomat - Israel
Otto - Finlândia
Pinautomaat - Holanda
TYME Machine - EUA (TYME = "Take Your Money Everywhere")
Zidong tikuanji - China
Saraph 'Ali - Árabe

Boas utilizações de ATM

1000

Desde que criei o blog, a 23 de Abril deste ano, atinge hoje um valor mítico. Tive o milésimo visitantes. Não o fiz, nem o faço, com o intuito de ser "o maior" mas fico satisfeito ao verificar que tenho leitores contentes e/ou curiosos com o escrevo. Rejubilo quando tenho comentários aos meus posts que à medida que o tempo vai passando são cada vez mais frequentes. E países? Ora bem, para um blog que apenas vai contanto o que se passa com o Urso, Pinguim e futuramente com o Pingurso (está quase) fico admirado com a quantidade de nações que já cá meteram os pés. Além de Portugal (de Norte a Sul), eis a lista: Inglaterra, Estados Unidos, Brasil, Suécia, Canadá, China, Índia, Alemanha, Espanha, Paraguai, Colómbia, México, Grécia, Moçambique, R. Dominicana, França e Argentina. A todos, um abraço de(o) Urso.

4.7.07

Bodas de Cera

Depois das bodas de Algodão, Couro e Fermento, festejamos hoje as bodas de Cera. Para o ano será a de Madeira. Queria agradecer a todos os que, de várias formas, lembram-se do nosso dia. Um abraço especial ao Umeumaisvelho por termos tido direito a este post.

Quanto ao dia de hoje, começamos por ir à Maternus para a última consulta (pensava eu) mas ficámos a saber que "ainda está muito verde". Dia 9 (segunda) teremos outra visita para fazermos um ctg e confirmar se o dia 10 sempre se mantém. Trabalho para casa: andar, andar e andar. Estamos a pensar ir ao IKEA este fim de semana e talvez o façámos a pé...eheheh

À noite fomos jantar os dois numa esplanada à beira rio. Muito bom.

Just a perfect day

Quem diria que faz hoje 4 anos que nos casámos. O tempo passa mesmo depressa. "Quando se está bem, o tempo passa num instante". Não podia concordar mais com esta frase. E no ano e mês em que o Pingurso nasce, casamos os anos, 4 anos a 4 de Julho. Coincidências.

Pinguim, adoro-te!

Deixo-vos com a nossa música. Just a perfect day de Lou Reed

3.7.07

Falta 1 semana!

Pelo que tudo indica, daqui a uma semana já deveremos ter o Pingurso cá fora. Finalmente vai largar a mãe e começar a dar um pouco de atenção ao pai. Mas acredito que seja mais o contrário, i.e., sermos nós a dedicar-lhe todos os cuidados.

O Pinguim já está de baixa. Não está mal disposta, antes pelo contrário, mas tem andado muito cansada. Já não consegue dormir uma noite inteira e vai dormitando por aqui e por ali ao longo do dia. Tem aproveitado para jantar com os amigos daqui e dali.
Amanhã teremos mais uma consulta com o nosso dr. House e presumo que seja a última consulta antes do parto.

Cada vez mais ansioso....

2.7.07

Existirão mínimos para Pequim?

Faltam menos de 10 dias...
Agora que já temos tudo pronto (até nos lembrarmos de algo que falta) para a chegada do Pingurso, começamos a praticar/testar a vida a três.

1º teste? Montar a alcofa/cadeirinha no carro. Mentalizados que não é de montagem básica mas conscientes que, sobretudo para quem gosta de bricolage, deve ser algo instintivo lá fomos nós para a garagem cronometrar o nosso tempo. Palpites? 12 minutos foi o tempo que precisamos para montar. E apenas no banco de trás. Começamos a tentar no banco da frente mas entalámos o cinto de tal maneira que encravou. Para breve teremos o nosso 2º ensaio. Até lá, vamos estudando a teoria.

Isto de conseguir um bom pediatra não é tarefa fácil. Não sei se é normal marcar uma consulta pré-natal com ele mas da nossa parte já desistimos porque não existe nenhum que esteja com agenda disponível. Vamos ver o que conseguimos até lá. Maria Inês, obrigado pela ajuda.

Como hoje temos o concerto dos Gotan Project, deixo-vos com este grande êxito: Queremos Paz.

Vai uma onda?


Ontem voltámos a ir à praia e pela primeira vez fomos à do Meco. Para lá chegar andámos a rotundar em todas as rotundas que apanhámos, graças ao gps da Teresa. (Deixa lá Tété, que passado um dia já estou com saudades. Estas segundas-feiras são tramadas).

Não sei porque (não é época de marés vivas) mas o mar estava de tal forma agitado que quer o poste da bandeira (vermelha, claro) quer as palhotas foram levadas pelas ondas.

Seja como for, passámos (Pinguim, Betadina e Miss Simposium) uma tarde muito animada. Programa para repetir brevemente (nota: salvo disponibilidade por parte do Pingurso).

O senão disto tudo foi o vento que se fazia sentir que, não sendo forte, foi o suficiente para me meter ao sol sem me aperceber que me estava a queimar (forte e feio). Hoje pareço um semáforo (nas costas e na cabeça).


Isto foi só o começo da devastação. Em conversas com colegas do trabalho chegámos à conclusão que em todas as praias o panorama foi mais ou menos idêntico.