22.7.07

Blackle: Watt a Watt vamos poupando.

Certamente já todos sabemos que existem lâmpadas que consomem menos que outras. Aliás, até está um pouco na moda (e ainda bem) as lâmpadas que baixo consumo. Este baixo consumo mede-se em watts. Óbvio que além das luzes existentes numa casa, existem muitos outros equipamentos que também consomem energia. Agora o que poderá ser novidade é começarem a existir sites que poupam energia.

Explico-me melhor. Quando um monitor está todo branco (uma página do Word, por exemplo), o computador consome cerca de 74 watts. Quando está todo preto, utiliza, em média, 59 watts. Partindo deste princípio, há alguns meses atrás, Mark Ontkush escreveu um artigo sobre a economia que poderia ser feita se a página do Google possuísse um fundo preto em vez de branco.

Levando em conta a altíssima popularidade do site, seriam economizados, segundo os cálculos de Mark, cerca de 750 mega watts/hora. Em resposta ao post, o Google criou uma versão toda escura da sua search engine chamada Blackle, que funciona de uma forma muito igual à versão original mas consome menos energia.

Segundo li mais recentemente pode poupar mais, qualquer coisa como 3000 mega watts/hora de energia, e ainda por cima é bonito.

1 comentário:

Bekx (JGG) disse...

Já agora, podes começar pelo teu blog:)