4.10.07

E tudo começou aqui...

Falarei de algo que certamente toda a gente conhecerá. Será que algum de nós consegue receber e-mails sem ter que levar com os SPAM? Actualmente, SPAM (usado no meio informático - correio electrónico) são mensagens enviadas em massa, sem o prévio consentimento do destinatário, para vários endereços em simultâneo e são quase sempre de teor comercial e publicitário.

Contudo, nem sempre foi assim. Originalmente, SPAM, foi o nome dado a uma marca de presunto picante (Spieced Ham) enlatado fabricado por uma empresa norte-americana que vende o produto desde 1937. Mas porque é que o nome de uma marca de comida enlatada se tornou sinónimo de uma das piores pragas da Internet?

Tudo se explica quando o grupo de comediantes Monty Python, num sketch de televisão (ver video), encena uma cena surreal num restaurante em que todos os pratos do menu incluíam SPAM. A empregada de mesa descreve aos clientes os prato, repetindo a palavra “spam” para sinalizar a quantidade de presunto que é servida em cada prato. Enquanto ela repete “spam” várias vezes, ouve-se um coro de Vikings cantar uma canção, cuja letra se reduzia praticamente à palavra “spam”. Naquela cena, “spam”, era algo não desejado, que estava em todo o lado e dificultava a comunicação.

Assim sendo, alguns utilizadores começaram a relacionar a irritante e repetitiva música “spam”, com as mensagens também irritantes e repetitivas que bombardeiam as nossas caixas de correio electrónico.

Sem comentários: