9.9.07

Como é que fazem os lobos?

A selecção portuguesa entra hoje em acção no campeonato mundial de rugby. Começa com a Escócia, depois a Nova Zelândia (15), seguido da Itália (19) e por fim a Roménia (25). Para quem não está muito a par do valor da nossa selecção em relação às restantes, digamos que não é esperar outro resultado senão a derrota. E se por acaso conseguirmos uma vitória perante a Roménia (dos 4 adversários é a mais fraca mas mesmo assim longe de Portugal) seria o feito de outro mundo.

Sei que as placagens nacionais tem fama lá fora, por serem muito duras e normalmente abaixo dos joelhos mas seja como for, estamos a muitos anos-luz. Vejam as diferenças: Lobos em acção; e uma das favoritas à vitória final: All Blacks. Basta ver o haka para ficar receoso pelos nossos compatriotas.

O rubgy, embora seja um desporto duro no facto de existir muito contacto físico, é um jogo onde as regras são respeitadas por todos os jogadores. Por exemplo, nenhum jogador fala com o árbitro, excepto o capitão (daí o seu título), não existem fitas nem ronhas e no final de cada jogo as equipas adversárias costuma gozar a 3ª parte em conjunto.

P.S. Um dos melhores jogadores de sempre: Jonah Lomu.

Sem comentários: